Com expectativas de novo recorde de produção de grãos para a safra 2020/21, a infraestrutura de transporte volta a merecer atenção tanto por parte dos produtores quanto da mídia. No último domingo (15.11), o programa Globo Rural destacou a importância do Complexo Intermodal de Rondonópolis para o escoamento de grãos.
Cerca de 50% do volume total de grãos produzidos no Mato Grosso com destino a exportação passam pelo terminal ferroviário, hoje, considerado o maior da América Latina.
De 2015 até 2019, para se ter uma ideia, o volume embarcado do Complexo para o Porto de Santos saltou de 12 para 16 milhões de toneladas. Para se chegar a esse resultado, o local conta uma infraestrutura capaz de descarregar até 2.000 caminhões diariamente.
Para um dos produtores entrevistados pelo programa, o aumento da malha ferroviária no estado do Mato Grosso é uma necessidade logística, capaz de diminuir o preço do frete em até 20%.
Atualmente, a malha ferroviária brasileira totaliza 29 mil quilômetros de extensão que transportam, apenas de soja, 29 milhões de toneladas ao ano. Para se ter uma comparação, os Estados Unidos possuem uma malha ferroviária dez vezes maior do que a nossa e o custo do frete lá é cerca de 50% menor.
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