Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

CONFIRA O QUE ACONTECE NA JOTABASSO NOTíCIAS

Semana do Meio Ambiente: a importância das RPPNs

RPPN João Basso mostra eficiência de ações integradas entre esfera federal e iniciativa privada na preservação do meio-ambiente

As Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPN) foram criadas há 30 anos como uma estratégia de preservação da biodiversidade dos diversos ecossistemas brasileiros situados em áreas particulares. De acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMbio), aproximadamente 500 mil hectares hoje enquadram-se dentro desta categoria.

Dentro da Fazenda Verde, em Rondonópolis (MT), a Sementes Jotabasso mantém uma destas reservas. Em seus 3.624 hectares, a RPPN João Basso abriga um rico ecossistema formado por rios, cachoeiras e matas, garantindo assim a conservação da fauna e flora da região.

Além da natureza exuberante, as dezenas de sítios arqueológicos presentes no local também tem sido fonte de pesquisas para estudiosos do Brasil e do exterior, desde a década de 1980.

Entre os primeiros pesquisadores a estudar as inscrições rupestres presentes nas formações rochosas da RPPN, está o casal Denis e Águeda Vialou. O resultado deste trabalho está registrado no livro “Cidade de Pedra – passado no presente”, no qual são reveladas as inúmeras descobertas realizadas.

Consciente da importância que o espaço representa tanto em termos históricos quanto naturais, a empresa emprega ampla gama de recursos humanos e financeiros para manutenção e preservação do local. Periodicamente, são realizados treinamentos de prevenção ao combate de incêndios, construção de aceiros, além da limpeza das trilhas ecológicas, entre outras ações.  

Na Semana em que se celebra o Dia Mundial de Preservação do Meio Ambiente, atitudes assim exemplificam o compromisso que a Jotabasso assume na promoção da sustentabilidade e desenvolvimento responsável do agronegócio.