Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

CONFIRA O QUE ACONTECE NA JOTABASSO NOTíCIAS

Mãe, a super-heroína de todos os dias

Histórias das mães Camila e Samyra ilustram que elas têm, mesmo, super poderes.

A frase é de autoria da nossa colaboradora Camila Almeida. Mãe de João Lucas, 4 anos, Camila vem descobrindo inúmeros superpoderes neste momento tão difícil que todos nós estamos atravessando.

Quando teve início a pandemia do novo coronavírus, as escolas foram as primeiras instituições a terem suas portas fechadas, despertando de imediato uma preocupação em todas as mães. Para Camila, não foi diferente. “E agora, com quem ia ficar o João Lucas?”

Tanto ela quanto seu marido precisavam manter suas rotinas de trabalho, indo trabalhar todos os dias. Assim, a saída foi recorrer a seus pais. Deixaram o pequeno João Lucas no sítio em que eles vivem, na zona rural de Ponta Porã (MS). Assim, durante a semana, a única forma de contato era através de telefonemas. “Eu pensava que a ligação seria boa, mas não era. Ele chorava”, acrescenta Camila.

A situação mudou quando o trabalho começou a ser em home office. Mudou, mas não significa que ficou mais fácil. Com a família em casa, era preciso explicar que a mamãe precisava dividir sua atenção entre o trabalho e as brincadeiras com ele. “Conversamos muito com ele, olhando bem nos seus olhos. Me surpreendi com a maturidade que uma criança pode ter”, revela Camila.

Para Samyra Nascimento, mãe da dupla Rômulo (13) e Raul (4), a situação também foi muito parecida. Com escolas fechadas, e os dois em casa o tempo todo, o desafio era controlar as tão naturais brigas entre irmãos.

“Precisava chamar a atenção o tempo todo e, ao mesmo tempo, meu marido e eu trabalharmos num cantinho da casa”, conta. “Eles ficaram ainda mais apegados a nós dois. Começaram a acordar mais cedo ainda e a perguntar por que nós (pais) não podíamos trabalhar sempre em casa”.

A mudança nos hábitos também fez Samyra e o marido valorizarem ainda mais o trabalho de Joyce, que cuida dos meninos quando os pais estão no trabalho. “Ela é uma heroína”, reconhece.

Estas situações não acontecem só agora, neste momento de pandemia. São episódios vivenciados desde sempre pelas mães. Nosso desejo era contar a história de todas as mães que fazem parte da família Jotabasso. De toda forma, através dos relatos delas, estendemos a todas demais nossos parabéns e nosso reconhecimento.

 Feliz Dia das mães!