Análise de dados em tempo real irá ajudar na tomada de decisões, além de proporcionar redução de custos
Já se tornou comum ouvir que a agricultura digital será uma realidade em muito pouco tempo. No final de 2018, o então presidente da ABRAPA, Arlindo Moura, em uma entrevista para o Jotabasso entrevista, afirmou que, na sua opinião, tudo o que se faz hoje na agricultura ficará obsoleto em 10 anos.
Sempre pensando em acompanhar as inovações tecnológicas para assim oferecer as melhores soluções para o produtor rural, a Sementes Jotabasso investe agora na criação de uma área de Business Intelligence (Inteligência de negócios).
O novo departamento surge com o propósito de criar uma cultura orientada a análise de dados, para dar suporte à tomada de decisão e ao desenvolvimento de novas soluções para seus clientes. Para coordenar o setor, a empresa chamou Maikon Damião Abati, profissional com larga experiência no agronegócio, com passagens por empresas como Minerva Foods, Raízen e Tereos.
O primeiro objetivo do setor é incorporar a cultura de dados dentro da empresa. Maikon explica que através da inteligência de negócios, ou seja, da aplicação de seu conjunto de metodologias e processos, é possível realizar, em tempo real, o monitoramento, coleta, organização e análise dos dados gerados pelo negócio. O resultado é a reunião de um número enorme de dados que, processados, irão auxiliar na tomada de decisões, além de proporcionar ganhos de produtividade e redução de custos.
O departamento também será um reforço importante para as demais áreas da empresa, aliando um time técnico de profissionais altamente qualificados, capazes de ajudar no entendimento de demandas complexas e mapeamento de dados. Mas o objetivo maior, finaliza Maikon, sempre é estar cada vez mais próximo do cliente para entender e atender suas reais necessidades de soluções e produtos.