Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

CONFIRA O QUE ACONTECE NA JOTABASSO NOTíCIAS

Bag de 5 milhões de sementes veio para ficar

Sementes Jotabasso promoveu encontro para mostrar os benefícios do modelo

Em uma ação conjunta, a Sementes Jotabasso e Bio Rural promoveram na última sexta-feira o I Encontro Técnico de 2020 para debater a adoção do bag de 5 milhões de sementes no estado do Mato Grosso do Sul.

Reunidos no Centro de Eventos do Hotel Pousada do Bosque, em Ponta Porã, cerca de 20 colaboradores da Bio Rural tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as vantagens do novo modelo, que vem ganhando força entre os produtores rurais de todo o Estado.

Para Rafael Barbosa, representante técnico de Vendas da Sementes Jotabasso, agilidade no embarque, redução do custo por hectare e assertividade na taxa tecnológica estão entre os principais benefícios para os produtores.

“Nós, produtores de sementes, precisamos estar constantemente buscando formas de ajudar a melhorar a rentabilidade das lavouras. E o encontro de hoje teve esse propósito. Aproximar nossos parceiros para entender suas necessidades e suas dores e assim buscarmos alternativas, como por exemplo, a adoção do bag de 5 milhões de sementes”, assegura Barbosa.

Os testes comparativos entre bag de 5 milhões de sementes em relação à venda por quilo mostram que o fechamento de custo por hectare fica mais preciso no primeiro caso, porque não existe variação de PMS, mas sim um número de sementes por hectare, independente da peneira utilizada.

Jefferson Aroni, gerente comercial da Jotabasso, relatou como foi a implantação do modelo em Mato Grosso, iniciada em 2016. Segundo Aroni, é natural que toda mudança gere uma certa resistência em seu início. “O importante é estarmos pronto para esclarecer as dúvidas dos produtores. Hoje, 100% da comercialização no MT é feita em bag de 5 milhões de sementes. E posso afirmar que esta é uma mudança que veio para ficar”, afirma.

Durante o dia, os colaboradores da Bio Rural também visitaram a sede da Fazenda Jotabasso, onde tiveram a oportunidade de conhecer as melhorias na infraestrutura de beneficiamento e armazenagem, realizada nos últimos anos, bem como acompanhar a colheita de soja nos campos da empresa.