A edição deste mês da revista Globo Rural traz reportagem especial sobre como o impacto da pandemia nos negócios acelerou a digitalização das empresas do agronegócio brasileiro. Para isso, a revista consultou 80 líderes do agro para que revelassem os aprendizados deste período, além de fazerem previsões sobre o cenário futuro.
Entre estes executivos, está o diretor-presidente da Sementes Jotabasso, José Américo Basso Amaral. Na reportagem, Amaral destaca a existência de uma estrutura consolidada de governança corporativa como um dos fatores fundamentais para a empresa ter conseguido atravessar o período mais crítico da pandemia.
“O que houve, sim, foi a necessidade de adaptações do nosso planejamento em relação ao fornecimento de materiais e insumos, feitos sem nenhum prejuízo para a atividade”, falou Amaral à revista.
Sobre a aceleração do processo de transformação digital, Amaral destaca: “mais do que uma ferramenta para contornar a necessidade de distanciamento social, o digital é uma nova forma de entender o negócio, que já está mudando as rotinas tanto internas quanto externas da empresa”.
Também participaram da reportagem, executivos como o Diretor de Relações Internacionais Minerva Foods, João Sampaio, o Presidente da Embrapa, Celso Moretti, a Diretora do Rabobank Brasil, Fabiana Alves, o Diretor de Marketing da BASF, Eduardo Novaes, entre outros.