Sobre a Jotabasso
Com meio século de história, a Jotabasso é uma das principais empresas agrícolas no Centro-Oeste e conta com uma robusta infraestrutura de produção, beneficiamento e armazenagem em unidades nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
- Home
- Sobre a Jotabasso
A JOTABASSO
A permanente busca pela excelência em qualidade, aliada a investimentos constante em tecnologia e infraestrutura, faz da Sementes Jotabasso uma das principais empresas agrícolas no Centro-Oeste, contando com uma robusta infraestrutura de produção, beneficiamento e armazenagem em quatro unidades de produção.
Em Mato Grosso do Sul, a Sementes Jotabasso ampliou sua estrutura em Ponta Porã, aumentando em 50% sua capacidade de armazenamento de grãos, além de expandir a atuação para São Gabriel do Oeste. Já no estado de Mato Grosso, além da centralização da sede corporativa em Rondonópolis, facilitando o acesso aos clientes e parceiros, foram realizados recentes investimentos em infraestrutura de beneficiamento e armazenagem em sua unidade também em Rondonópolis. Soma-se a isso, a expansão para a região da Serra da Petrovina, fortalecendo ainda mais a proximidade da empresa com esse importante mercado e o compromisso em atender, com o mesmo padrão de excelência, seus clientes em todo Centro-Oeste do país.
Em suas áreas, além do cultivo da soja, a Jotabasso dedica-se ao plantio de culturas alternativas, tais como sorgo, trigo, aveia, entre outras. Sua operação se desenvolve em terras de excelente qualidade, e conta com um eficiente modelo de parcerias agrícolas. Com o objetivo de garantir a qualidade de seus produtos e serviços, acompanhando as inovações tecnológicas no setor de sementes, a Jotabasso foi uma das pioneiras no estado a estabelecer parcerias com empresas de genética. Hoje, trabalha com marcas reconhecidas como Brasmax, Don Mario, TMG, Embrapa, Monsoy, Nídera e Soytech.
MANUAL DE MARCA
HISTÓRIA DA JOTABASSO
1971
Aquisição da Fazenda Jotabasso
Ponta Porã (MS)
1972
Aquisição da Fazenda Verde
Rondonópolis (MT)
1980
Início da produção de sementes
1988
Melhoramento genético
Introdução da tecnologia Hatã no Brasil
2000
Governança corporativa
Estruturação de processos de governança corporativa para condução de sucessão familiar, além de incorporação das duas unidades produtivas.
2007
Incorporação das unidades de MT e MS
2010
Expansão da infraestrutura
Alto investimento em modernização e ampliação da infraestrutura das fazendas.
2019
Ampliação da produção e unidades de beneficiamento
São Gabriel do Oeste (MS) e Guiratinga (MT)
APOIAMOS A SUSTENTABILIDADE
Ao longo da caminhada que se iniciou na década de 1970, o respeito e a valorização dos colaboradores, clientes e fornecedores, com treinamentos constantes da equipe, renovação e atualização de máquinas, equipamentos, infraestrutura, utilização e desenvolvimento de novas tecnologias é o que nos proporciona, atingir maiores resultados com o menor impacto ambiental, sempre contribuindo e participando ativamente nas comunidades, propiciando uma melhor qualidade de vida e maior distribuição de renda.
Um grande marco que evidencia a preocupação socioambiental da empresa foi a atitude dos acionistas em destinar 3.624,57 hectares de sua propriedade para a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. A concretização deste sonho veio através da Portaria do IBAMA sob o Nº 170-N, de 29 de dezembro de 1997, a qual instituiu a RPPN, denominada Parque Ecológico João Basso. A criação do parque, representou um grande avanço, do ponto de vista ecológico e acadêmico, já que a reserva detém, além da riqueza histórica, cultural, uma exuberante beleza cênica natural, inteiramente preservada. O espaço da RPPN foi estudado, por mais de 30 anos, por grandes e renomados pesquisadores multidisciplinares, os quais transformaram a reserva em laboratório a céu aberto de estudo e pesquisa, o que resultou na publicação de várias e importantes obras, inúmeras teses de mestrados e doutorados, em trabalhos científicos de relevância nacional e internacional.
A Jotabasso em suas inaugurais sedes, estabelecidas nas cidades de Ponta Porã-MS e Rondonópolis-MT, vem obtendo grande reconhecimento pelo seu distinto trabalho, recebendo certificações importantes na produção de soja sustentável. Na sede de Ponta Porã, obteve a certificação da Aliança da Terra e, em Rondonópolis, a Certificação no Programa Soja Responsável da CEFETRA (CRS), dando cumprimento parcial à meta de certificar todas as suas unidades de produção.
Estamos conscientes da nossa responsabilidade como um dos elos mais importantes da economia brasileira, e por isso, estamos investindo incansavelmente na melhoria dos nossos processos.
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
- Projeto de Proteção e conservação das áreas de APP e Reserva Legal;
- Proteção de nascentes e cursos de água
- Recuperação de áreas degradadas
- Construção e manutenção de aceiros nas divisas e áreas de risco da Fazenda para prevenir a entrada de fogo
- Implantação e manutenção de placas de sinalização de proibido extração de madeira, proibição de Caça, Pesca e queimadas
- Brigada de incêndio ativa e com envolvimento das propriedades vizinhas
- Licenciamento em andamento de todas as atividades da empresa
- Regularização fundiária através de GEO referenciamento em todas as unidades.
- Plantio direto em todas as unidades de produção da Jotabasso.
- Projeto de Integração Lavora Pecuária (ILP).
- Participação do Programa soja Plus da APROSOJA.
- Laboratórios de análises de sementes credenciados e com ISO/IEC 17025.
- A Jotabasso através da RPPN participa do conselho consultivo do Parque Dom Osorio Stoffel.
CONDUTA ÉTICA OUVIDORIA
Denúncias ou sugestões podem ser feitas pelos seguintes canais:
– Telefone: 0800 891 4636
– E-mail: etica.jotabasso@resguarda.com
– Site: Programa Resguarda