Pecuária: 5 passos para implantação do TIP

pecuaria-5-passos-para-implantacao-do-tip

Terminação (ou engorda) é a terceira e última etapa de produção de bovinos de corte. Nesta fase, tem-se por objetivo fazer com que o animal atinja peso e acabamento de carcaça adequados, agregando valor a todo o trabalho desenvolvido nas etapas de cria e recria.

Neste momento, em que o animal está próximo de sua maturidade, o ganho de peso e eficiência alimentar tendem a diminuir. Para que seja mantida a qualidade e o valor de venda do rebanho, algumas estratégias podem ser adotadas.

Assim, uma alternativa bem interessante é a Terminação Intensiva a Pasto (TIP). Neste modelo, aumenta-se o aporte nutricional, bem como o fornecimento de ração direto no cocho e na própria área de pastejo, trazendo assim maior velocidade na terminação.

Vitor Dezan Menção, coordenador de Pecuária da Sementes Jotabasso, mostra na prática o resultado que pode ser obtido com o TIP.

“Nosso resultado no sistema TIP tem sido GMD (ganho médio diário) de 1,48kg, com ganho de carcaça 1,11kg/dia, fazendo uma adaptação de 40 dias antes de entrar no TIP. Com isto, mesmo em período de águas e tendo um alto consumo de ração obtendo um ganho de carcaça alto, abatendo animais com 22.20@ com 103 dias de engorda”.

Em relação ao confinamento, o TIP apresenta algumas vantagens, tais como: menor custo por arroba produzida, possibilidade de trabalhar em período de águas e de seca, tendo uma lotação alta lotação por hectare sendo 6 a 10 Unidade animal (UA).

Vitor traz cinco passos para quem deseja implantar a terminação a pasto.

1. Quantidade e qualidade de água (limpa).

2. Rotina de fornecimento de ração, mistura uniforme e balanceamento correto por técnico.

3. Volume de massa de pastagem.

4. Avaliação de fezes e leitura de cocho todos os dias.

5. Controle de dados.

Você pode gostar também

.