Americanos visitam ensaios de sorgo no Mato Grosso

Expectativa é de investimento na cultura no Centro-Oeste

Uma caravana de dirigentes da Innovative Seed Solutions (ISS), parceira comercial da Sementes Jotabasso, veio especialmente da cidade de Zionsville, localizada no estado de Indiana (EUA), para conhecer os campos experimentais de sorgo, comandados pela empresa americana, em Primavera do Leste (MT)

 Durante a visita, acompanhada pela direção executiva da Jotabasso, o grupo analisou dois diferentes ensaios: o primeiro, com os materiais de comercialização exclusiva da Jotabasso, o JB 1326 e o JB 1330, lançados recentemente pela empresa. O segundo, com novos materiais ainda em desenvolvimento, que devem entrar no mercado nos próximos quatro anos.

 Para o diretor-superintendente da Jotabasso, Airton Francisco de Jesus, ensaios desta envergadura são importantes para selecionar os melhores genótipos adaptados a nossa região. “Depois de visitarmos (os ensaios), podemos afirmar que nossos produtos oferecem um retorno econômico favorável, pois além de produtividade, a sanidade se destaca como outro ponto principal”, complementa.

 Esta foi a primeira vez que uma comitiva da empresa americana esteve no Brasil. Segundo o CEO da ISS, Daniel L. Zinck, a americana deve aumentar a área de experimentos no país, em virtude dos bons resultados e desempenho que as variedades de sorgo vêm alcançando nos testes.

 JB 1326 e JB 1330

 No mês passado, a Jotabasso promoveu de lançamento de dois novos híbridos de sorgo: JB 1326 e JB 1330. A aposta da empresa, que cultiva o cereal há mais de 10 anos, é a comercialização de materiais de alta produtividade, que podem alcançar produtividades similares ao milho.

 O objetivo é apresentar o sorgo como um complemento ao milho, no planejamento de lavoura da segunda safra. Devido as suas características, como maior tolerância hídrica e custo de plantio menor por hectare, além de janelas de plantio diferentes da do milho, a cultura é uma excelente opção para diversificar produtos e maximizar a rentabilidade na safrinha.

 JB 1326 JB 1330
 Vantagens do produto
Altíssimo potencial produtivo combinado com excelente  qualidade grãos e colmo.  Altamente responsivo ao ao  manejo tecnologico. Altíssima produção de palhada no  sistema.
 Vantagens do produto 
Produtividade e estabilidade com qualidade de grãos e  colmo. Elevada estabilidade produtiva em condições de  baixa disponibilidade hídrica. Altissima produção de  palhada no sistema.
 Benefícios ao produtor 
Altíssimo potencial produtivo combinatdo com excelente sanidade,  qualidade de grãos e estabilidade maximizam o retorno financeiro para plantios nos períodos recomendados. Garante rentabilidade na Safrinha com segurança.  Sustentabilidade no plantio direto (palhada com alto teor de materia seca ).
 Benefícios ao produtor 
Produtividade, ampla adaptabilidade e estabilidade garantem produtividade para  plantios de fechamento em terras altas e baixas. Aumento da janela de plantio com segurança na safrinha. Sustentabilidade no plantio direto. 
Recomendações 
Ideal para abertura em terras altas (700 m) e baixas (< 700m).  Responsivo ao uso de tecnologia. Apliações de funcida pre e pos-florescimento maximizam o potêncial produtivo. 
Recomendações 
Ideal para fechamento de plantio em terras altas (maior  700m) e baixas (menor 700 m). Responsivo ao uso de tecnologia.  Apliações de funcida pre e pos-florescimento maximizam o potêncial produtivo. 

Você pode gostar também

.