Mulheres do agro Jotabasso

mulheres-do-agro-jotabasso

O mês de março é marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher (08/03), e celebra as conquistas das mulheres nos cenários sociais, políticos e econômicos ao longo dos anos.

A data que teve seu início nos Estados Unidos como um movimento social com o objetivo de trazer maior consciência e abordar os direitos das mulheres, hoje ela é uma celebração que acontece em diferentes partes do mundo, com o foco nas mulheres, seus direitos e suas conquistas.

As dificuldades, as superações e as conquistas das mulheres no mercado de trabalho vêm de longa data. Apesar de todo o avanço, ainda há muito a ser falado sobre o tema e muito a ser melhorado. As mulheres mostram que a sua presença no mercado faz a diferença.

Ter grandes exemplos de mulheres no mercado de trabalho é fundamental. Alguns benefícios do crescimento das mulheres no mercado de trabalho são:
• empresas com pensamentos mais diversos
• criatividade para cumprir as demandas
• inovação para solucionar as tarefas
• injetam 382 bilhões de reais na economia brasileira
• aumento do PIB nacional

A situação evoluiu bastante nos últimos tempos e, carreiras que antes eram exercidas só por homens, hoje também possuem espaços para as mulheres. Diariamente elas precisam se readaptar, reaprender a se relacionar, buscando novos caminhos. Dentro do agronegócio as mulheres precisam ser resilientes para superar tantos obstáculos, abandonando o conceito de “sexo frágil” e tomado frente das mais diversas áreas, dentro ou fora da porteira. Aos poucos, o mercado que era majoritariamente masculino, passa a contar com uma presença feminina.

Na Jotabasso a valorização da presença e atividade feminina é um fato que tem sido percebido em números: no último ano a empresa dobrou o quadro de mulheres contratadas, (comparando dados de janeiro de 2020 e janeiro de 2021). Hoje somam-se aproximadamente 90 mulheres em todas as unidades, sendo 14% do quadro total de colaboradores, número que continua crescendo!

E por valorizar essa presença feminina é que foi organizado, no dia 08 de março, um momento simultâneo em todas as unidades, onde as colaboradoras da Jotabasso puderam assistir durante um café da manhã especial, uma palestra com Andrea Cordeiro, idealizadora de projetos que abordam a temática mulheres e o agronegócio.

Com expertise em comercialização de safras e palestrante sobre a valorização da mulher do agro, Andrea trouxe reflexão sobre o poder e o papel da mulher, trazendo questões vividas no dia a dia, no mercado de trabalho e a presença no agronegócio.

“A mulher tem foco, tem adaptabilidade, mulher no agro tem empatia, você se coloca no lugar do outro, entende as dores do time num geral… a mulher do agro é muito resiliente, o agro é uma indústria a céu aberto e o conceito disso… você tem sol, tem chuva, você passa por momentos de adversidade, de dificuldade, trabalhando dentro e fora da porteira tem metas e você quer dar o seu melhor.”

Andrea Cordeiro

Ao final da palestra foram sorteados entre as colaboradoras Jotabasso 10 livros “Mulheres do agronegócio – Inspirações para vencer desafios dentro e fora da porteira” com histórias exemplos que inspiram pela força, liderança, resiliência e vontade em fazer a diferença no mundo.

Mulheres são flores e força ao mesmo tempo. E ser mulher no agro é ser firme como precisa ser, mas com a delicadeza necessária para atuar de forma eficiente atingindo os melhores resultados. Até porque mulher é semente que germina, brota e cultiva!

Você pode gostar também

.