Tecnologia única no Brasil protege contra larva-alfinete

Sementes Jotabasso já comercializa tecnologia VT PRO3, da Dekalb

Uma das piores pragas que pode atacar a cultura do milho é a Diabrotica speciosa (conhecida como larva-alfinete). E dizemos uma das piores justamente porque ela fica escondida sob o solo e se alimenta das raízes da planta, diminuindo expressivamente a capacidade de absorção de água, nutrientes e fixação das plantas, diminuindo assim a resistência a tombamento.  

Uma alternativa para o controle desta praga é a tecnologia VT PRO3, lançada pela Dekalb e comercializada pela Sementes Jotabasso. Primeira e única tecnologia disponível no mercado, que auxilia na proteção contra as pragas, a VT PRO3 adiciona ainda tolerância ao herbicida glifosato, que possibilita um manejo eficiente das plantas daninhas e é eficaz também contras as principais pragas aéreas que atacam as folhas, o colo e a espiga.

De acordo com Sergio Carvalho da Silva, representante comercial da Jotabasso, a utilização do VT PRO 3 pode evitar a perda de produtividade em até 20%, como já foi comprovado em alguns casos.

A Sementes Jotabasso é licenciada para comercializar a nova tecnologia na região sul do Mato Grosso, em localidades como Itiquira, Rondonópolis, Alto Garça, entre outras. O VT PRO 3 está presente nas cultivares DKB 390, DKB 290 e DKB 310, entre outros.  

Nas fotos abaixo, você pode conferir um teste realizado em um cliente da empresa, na qual compara-se as raízes de duas plantas, uma com tecnologia VT PRO 3 contra material da concorrência sem o gene que traz o benefício a planta no desenvolvimento das raízes.