A importância de utilizar sementes com alto vigor

Sementes de alta qualidade fisiológica podem gerar incremento de até 24,3% na produtividade

As sementes de alto vigor apresentam um desempenho superior nas lavouras, favorecendo a expressão do potencial genético de cada variedade e garantindo agilidade no desenvolvimento das plantas, mesmo em condições de estresse relacionadas ao clima, fungos, pragas e doenças. Diante dessas características, muitos produtores estão priorizando o percentual de vigor na hora de comprar a semente. 

Atenta às necessidades do produtor, a Sementes  Jotabasso fez diversos investimentos em infraestrutura visando disponibilizar sementes de soja com os mais altos percentuais de vigor, oferecendo ao agricultor mais uma alternativa para atingir uma produtividade elevada e com segurança. “Por anos, só se falou de germinação, agora os produtores têm valorizado o vigor das sementes, que de fato é o mais importante”, destaca o representante comercial da Jotabasso na região de Dourados (MS), Rafael Vieira Barbosa.

Para demonstrar, na prática, as vantagens que uma semente com alto vigor pode trazer para a lavoura, os técnicos da Jotabasso apresentaram durante o último Tecnosoja, evento realizado pela Bio Rural em Dourados (MS) no último mês de dezembro, duas amostras: de um lado foram semeadas manualmente 4 linhas contendo 15 sementes por metro da cultivar M6410, essas sementes apresentavam vigor de 80%. Já do outro lado foram semeadas também manualmente 4 linhas contendo 15 sementes por metro da cultivar M6410, porém essas sementes apresentavam vigor de 90%.

“E o resultado foi expressivo. O produtor que esteve no evento pode comprovar in loco uma visível diferença no arranque inicial das plantas. Foi possível enxergar a clara diferença no desenvolvimento das plantas e na formação de stand. Sementes com 80% de vigor não são ruins e são comercializadas naturalmente no mercado, porém o que nós da Jotabasso priorizamos é entregar algo diferente, que vai além do padrão. Nosso compromisso é levar ao campo sementes de alto vigor que possam desempenhar ao máximo o potencial genético das variedades”, explica Rafael.

Você pode gostar também

.